[As pessoas precisam desses cientistas ②]
Guangming Diário correspondente Wu Mingjing Guangming Daily Reporter Yang Shu
“Velho e Hu Si”,
Um lápis fino tremeu um pouco e escreveu lentamente isso “olhando para cima” nas duas primeiras linhas do artigo do manuscrito.
No entanto, apenas algumas linhas de palavras, o dono deste lápis foi devido a fraqueza e dor, e a testa teve uma grande gota de suor.Nesse dia, ele acabara de terminar a quimioterapia.
Depois de quase 40 anos de Guangyin, Xu Luxi ainda se lembra claramente dessa cena: em 14 de março de 1986, na enfermaria do Hospital Geral do Exército de Libertação Popular em Pequim, seu marido, o acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e o Deng Jia, “Two Bombs”, sofreu uma cirurgia de câncer retal e não conseguiu sentar diretamente na cadeira, mas ainda mal “enforcada” no pneu de um pneu, insistindo em escrever uma carta.
A carta original está atualmente na sala de arquivos do Instituto de Física Aplicada e Matemática da Computação.
Quem é “velho”?Qual é o problema, para que Deng Jia, que está gravemente doente, deve escrever esta carta primeiro?
Abaixo do papelaria, uma série de pontos negros misteriosos deu repórteres ao índice de confusão-
“O ponto preto representa os segredos de defesa que foram um pouco, apontando para uma proposta”.Como um dos principais organizadores e líderes da indústria de armas nucleares da China, naquele momento, Deng Jia concluiu seu último grande evento em “Grab time” -ele teve que ir ao livro central de seus colegas, amigos e acadêmico do The the Academia Chinesa de Ciências.
Por que acelerar?
Porque, a chuva está chegando ao vento!
Em outubro de 1984, o 20º aniversário do sucesso da bomba atômica explodiu semanalmente (à direita) e Deng Jiaxian (à esquerda).
Figuras da Associação de Ciência e Tecnologia da China
O desenvolvimento de armas nucleares da China é se defender e manter a paz.Em meados da década de 1980, para manter sua posição vantajosa, alguns países nucleares podem tomar uma decisão de concordar com o teste nuclear abrangente.Os dois cientistas estratégicos de Deng e Yu perceberam com uma visão aguda de que a situação se tornou cada vez mais grave: os Estados Unidos fizeram mais de 1.000 vezes, a União Soviética é quase 1.000 vezes, o nível de desenvolvimento de armas nucleares está próximo do limite e e Não causará muito para parar.No entanto, o número de testes nucleares concluídos naquele momento foi apenas mais de 30 vezes.
O desenvolvimento de uma nova geração de equipamentos estratégicos de defesa nacional está no estágio de subida mais sensível e crítico.Uma vez forçado o teste nuclear, a indústria de armas nucleares da China e o desenvolvimento da tecnologia de alta tecnologia sofrerão enormes perdas incomparáveis.
—Estes são os “anos de trabalho duro, você perderá uma perda” que Deng e Yu estão preocupados!
Como colega e estudante de Deng Jiaxian por muitos anos, Hu Si, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, participou da redação da proposta e foi responsável por entrar em contato com os dois lados do hospital e do Instituto de Pesquisa.
Naquela época, os colegas chamavam cordialmente Deng Jia como “Lao Deng”.Hu também lembrou que Lao Deng sofreu sua dor e caligrafia, e sua caligrafia era muitas vezes deslumbrada. para o hospital para o antigo Deng.
Esta carta escrita em 14 de março é uma daquelas opiniões redondas.No entanto, naquele dia, Deng Jia organizou o método de relatório de assinaturas de assinatura e finalmente adicionou uma frase:
“Eu era quimioterapia pela primeira vez hoje. Após a luta, eu estava desconfortável.”
Xu Luxi lembra até agora que Deng Jiaxian, na cama do hospital, realizou a carta de vedação e disse a ela: “Esta proposta é mais importante que você e minha vida!”
Em 2 de abril de 1986, essa importante proposta foi fixada ao governo central em nome de Deng Jiaxian e Yu Min e logo recebeu o consentimento do governo central.
118 dias depois, em 29 de julho de 1986, Deng Jia morreu aos 62 anos.Ele deixou o último confiabilidade: “Não deixe os outros cairem muito!”
Esta é uma proposta que condensa os trabalhadores da Ciência e Tecnologia da Defesa Nacional de relatar os sentimentos do país e é muito científico e objetivo.Desde então, as armas nucleares da China adotaram uma estrada de “aceleração de dez anos”, e o nível de armas nucleares melhorou bastante.
Em 22 de julho de 1996, “Guangming Daily” publicou um artigo de Yu Min, Hu Renyu e Hu também Miss Deng Jiaxian. A visão excepcional de Jiaxian do fundo do coração.
Em 29 de julho daquele ano, no oeste da China, o último teste nuclear do meu país foi realizado com sucesso.
Existem muitos fatores que precisam ser considerados para determinar o “tempo zero” do teste nuclear.Este dia é o dia em que Deng Jia deixa o décimo aniversário.No início da manhã, antes da equipe de teste, Hu Si teve que mobilizar todos como de costume.
“Lao Deng olhou para nós no céu, devemos conseguir ter sucesso!”
“Guangming Daily” (01, 21 de maio de 2024)
Fonte: Guangming.com- “Guangming Daily”
Relatório/feedback